Se dermos por conta, de um tempo a esta parte, nas nossas ruas, aparecem muitos jovens que ficam em frente às lojas, conservatórias, padarias, posto de emissão de bilhetes de identidade; procurando o sustento pessoal e de suas famílias. Até ai positivo. Concordo que todos devemos procurar e encontrar meios de nos sustentarmos.
Muito bem! Esse jovens, de tanto fazerem este trabalho, até já receberam nome, são os famosos e eficientes ''MIXEIROS'' ou ''MICHEIROS''. Outro problemas mais...
O que me intriga em tudo isso, não é o facto deles estarem à procura de sustento. Mas o tempo que eles ficam na rua, a vontade de querer ganhar dinheiro em tudo ( a famosa mixa ou micha). É super inquietante, ver um jovem vestir-se bem, todos os dias, para ir ficar em frente de uma loja a chamar as pessoas para fazer ''bisnos'' e ser pago. Para mim, é super chato.
Torna-se anormal... Anyway... Não quero ofender ninguém. Mas tenho provas. Uma vez, conversei com alguém... Perguntei-lhe:
- Jovem, além disto que fazes aqui, já não tens outra ocupação?
-Nada.
- E por quê?
- Meu mano, aqui mesmo é que está a me dar o sustento. Sair daqui, é se arranjar outro problema. Emprego que é bom, não querem nos dar. Respondeu ele.
Depois desta resposta, calei-me. E pensei: mesmo que o nosso país tenha os problemas de emprego que tem, é necessário perder o tempo da tua vida, chateando (as vezes ajudando) as pessoas em frente as lojas, conservatórias e quiça até nas padarias; só para ganhar um dinheirozinho?
E com o dinheiro que ganhas, não dá para juntar e fazer um curso? Não sei, muitos ainda colocam-se no vício da ''bebedeira''. Como sair dessa? Será que vamos continuar com isso até sermos velhos? De onde virá a aposentadoria desses jovens?
Não estou aqui a querer questionar o modo de vida de cada um, ou as dificuldades que as pessoas tiveram na vida. Estou apenas a dar uma opinião.
Isso está a tomar proporções muito sérias. As pessoas agora querem tirar dividendo em tudo. Já não se faz favor em Luanda-Angola. Se pedires algo na rua num transeunte, podes ter certeza que vais ter de pagar. Mesmo que deixares cair um objecto, se alguém apanha, e quiseres reaver, vais ter de pagar.
É uma pena! Estamos a ser consumistas de uma falta de bens... Não quero odiar, muito menos ser um nome qualquer... Mas estou muito chateado e triste com essa situação.
Temos que dar uma solução ao assunto, se não vamos cair numa situação extremamente jocosa, e depois não saberemos dar a melhor solução. Se ainda não caímos né!?
Emprego falta sim, mas é necessário nós querermos o tal emprego, mostrar vontade de trabalhar, dar o nosso máximo para ver e haver mudanças.
Nós os benditos jovens, temos que querer e ser a mudança. Temos que sonhar e querer concretizar o sonho. Não com brutalidade, mas querer porque queremos. Já não estamos no tempo das ''maracutaias''.
É tempo de pensar nesse futuro desconhecido. É tempo de apaziguar algumas lutas interiores, e ir atrás de algo maior... É tempo e bem claro de arregaçar as benditas ''mangas'' e caminhar para frente à procura do bem mais precioso das/para às nossas vidas. É tempo de...
By: Kiadiakianganicó Diakiangani
P.K.F.A
06.01.13
Sem comentários:
Enviar um comentário